Tópicos
Precisamos falar sobre como a Engenharia Clínica auxilia financeiramente, juntamente com os benefícios de segurança, desempenho e qualidade nos estabelecimentos de saúde!
Mas como o setor pode ajudar a reduzir os custos dos ambientes de saúde?
Precisamos falar sobre como a Engenharia Clínica auxilia financeiramente, juntamente com os benefícios de segurança, desempenho e qualidade nos estabelecimentos de saúde!
Vamos considerar alguns cenários!
Imagina que um equipamento médico deixa de funcionar devido à utilização inadequada, pois não houve treinamento para o uso da tecnologia. Com isso, os atendimentos foram suspensos (e/ou atrasados) além do estabelecimento necessitar encaminhar o equipamento para manutenção corretiva.
Precisamos perceber que o equipamento médico parado esperando ser reparado não terá somente gasto! Se a tecnologia está parada, o estabelecimento está deixando de ganhar com os atendimento! E se não está impactando, é porque ela não é necessária, e portanto, houve uma má gestão no processo de incorporação!
Falando nisso, vamos pensar em um outro cenário! O estabelecimento deseja incorporar uma determinada tecnologia. Porém, nesse processo não há uma análise adequada fazendo a aquisição de um equipamento que não atende às necessidades do corpo clínico fazendo com que não haja utilização depois.
Sim, a Engenharia Clínica pode analisar o melhor custo benefício da tecnologia que melhor atenda às necessidades do estabelecimento!
Agora pensa comigo! Um equipamento médico possui falhas recorrentes. Todavia, não há uma análise desses incidentes. Concorda que com uma equipe de engenharia clínica é possível analisar as falhas e conseguimos verificar as ações que podemos realizar para evitar que novos problemas ocorram, diminuindo os custos de reparos?
Se ainda quer saber outras situações que a Engenharia Clínica pode ajudar a reduzir os custos eu te conto mais!
Na programação e realização de treinamentos para evitar que os equipamentos parem; na programação de manutenções preventivas, calibração, teste de segurança elétrica, que são algumas das intervenções que ao serem realizadas periodicamente e adequadamente auxilia na prevenção de falhas, reduzindo os custos de manutenção corretiva que são mais caras! Possuir uma equipe técnica efetiva consegue otimizar e resolver rapidamente problemas relatados pelos operadores, não requerendo de aguardar manutenções!
Poderia citar aqui várias outras situações que mostram o quanto é essencial a Engenharia Clínica em um estabelecimento de saúde, que além de ser fundamental na segurança de todas as pessoas envolvidas, também pode auxiliar financeiramente na redução de custos!
Para demonstrar o impacto na redução de custos, se torna muito importante gerar e analisar indicadores envolvendo os equipamentos médicos, que consiste em uma das atividades da Engenharia Clínica! Portanto, não deixe de considerar a Engenharia Clínica nos estabelecimentos de saúde! É essencial para a segurança, qualidade e redução de custos!
Para você que deseja dominar a Engenharia Clínica...
E deseja se aprofundar ainda mais nessa área, conheça a JEC - Jornada da Engenharia Clínica: o curso completo para você que busca estar mais preparado para atuar na área! Clique aqui para saber mais!
Também compartilho mais conteúdos nas redes sociais, me acompanhe por lá: