Tópicos
Manutenção:
Calibração:
Inspeção:
Qualificação:
Ensaio de segurança elétrica:
Há diversos equipamentos médicos que são utilizados no diagnóstico, tratamento e monitoramento de pacientes! Mas você sabia que para que eles estejam operando de forma segura e confiável, há uma série de intervenções técnicas que devem ser executadas ao longo da sua vida útil? Então vamos falar sobre esse importante tema para a Engenharia Clínica, área que atua no Gerenciamento das Tecnologias em Saúde!
Há vários tipos de intervenções técnicas, como manutenção, calibração/ensaio, ensaio de segurança elétrica, qualificação, inspeção, verificação da radiância, testes de aceitação e controle de qualidade, e demais que podem variar de acordo com cada tecnologia. Intervenção técnica, conforme definição da norma ABNT NBR 15943:2011, consiste em "ação técnica destinada a manter ou recolocar um item de um equipamento para a saúde em um estado no qual possa desempenhar uma função requerida, como: inspeção, teste, manutenção e ajuste". Vou explicar algumas das principais intervenções técnicas
Manutenção:
Consiste na “combinação de todas as ações técnicas e administrativas, incluindo as de supervisão, destinadas a manter ou recolocar um item em um estado no qual possa desempenhar uma função requerida" (ABNT NBR 15943:2011).
Há diferentes tipos de manutenção, as mais comuns na nossa área são: preventiva, corretiva e preditiva. A manutenção preventiva consiste em uma manutenção “efetuada em intervalos predeterminados, ou de acordo com critérios prescritos, destinados a reduzir a probabilidade de falha ou a degradação do funcionamento de um item". Já a manutenção corretiva é a “manutenção efetuada após a ocorrência de uma pane, destinada a recolocar um item em condições de executar uma função requerida", conforme definido na ABNT NBR 5462:1994
Calibração:
Conforme estabelecido no Vocabulário Internacional de Metrologia (VIM), consiste na "operação que estabelece, sob condições especificadas, numa primeira etapa, uma relação entre os valores e as incertezas de medição fornecidos por padrões e as indicações correspondentes com as incertezas associadas; numa segunda etapa, utiliza esta informação para estabelecer uma relação visando a obtenção dum resultado de medição a partir duma indicação." Importante destacar que calibração é diferente de ajuste!!!
Inspeção:
Já a inspeção consiste na "interação com o equipamento, conduzida para verificação do seu desempenho e segurança. Em geral, as inspeções são conduzidas em períodos e roteiros programados, e não necessariamente em resposta a um relato de falha”, conforme definido na norma ABNT NBR 15943:2011.
Qualificação:
A qualificação (que é diferente de validação), consiste em um "conjunto de ações realizadas para atestar e documentar que quaisquer instalações, sistemas e equipamentos estão propriamente instalados e/ou funcionam corretamente e levam aos resultados esperados”, definição prevista na RDC 17/2010. Importante lembrar que há diferentes tipos de qualificação, por exemplo: de projeto, instalação, operação e desempenho! Veja mais na RDC 15/2012, link: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2012/rdc0015_15_03_2012.html
Ensaio de segurança elétrica:
Consiste em um procedimento que possibilita a detecção de possíveis problemas e minimiza o risco de choque. Alguns testes que são realizados durante o ensaio são: Inspeção visual, resistência de aterramento, identificar corrente de fuga e resistência de isolamento. importante ver requisitos previstos na norma ABNT NBR 62353:2019.
Para finalizar, importante destacar, que conforme previsto pela ABNT NBR 15943:2011, o serviço de saúde deve desenvolver e implementar procedimentos para cada intervenção técnica, e estas devem ser documentadas no registro histórico do equipamento, indicando inclusive o nome do executor e ser efetuadas somente por profissional comprovadamente treinado.
Há um vídeo completo sobre Intervenções Técnicas em Equipamentos Médicos para você que deseja aprofundar seus conhecimentos: https://youtu.be/bZleY62ywVM?si=cWFQht2JY5RVs4UA
[embed]https://www.youtube.com/watch?v=bZleY62ywVM[/embed]
Considerações finais, atualize-se!
Não deixe de se atualizar na área! A Engenharia Clínica vem crescendo muito nos últimos anos, mostrando cada vez mais a sua importância e relevância para a saúde. A área tem uma grande responsabilidade de conectar as tecnologias com as pessoas, tanto os operadores quanto os usuários finais, visando sempre a melhor qualidade e segurança ao paciente durante seus cuidados nos estabelecimentos de saúde.
As tecnologias estão cada vez mais presentes na saúde, sendo essencial para a assistência. Portanto, cada um de nós somos responsáveis por auxiliar na disseminação da área! E se você deseja conhecer, atualizar ou aprofundar seus conhecimentos no universo da engenharia clínica e dos equipamentos médicos, te convido a conhecer a plataforma EDUTS.
Já imaginou em um só lugar conteúdos relacionados aos equipamentos médicos, princípios de funcionamento, operação, aspectos de manutenção, problemas e cuidados no uso? Se você deseja se capacitar no universo das tecnologias em saúde, conheça a EDUTS.
A EDUTS é uma plataforma de assinatura de educação em tecnologias em saúde, que visa contribuir na divulgação de conhecimentos e capacitar profissionais e estudantes para atuar na área com mais segurança.
Faça parte e vamos juntos contribuir para a melhoria da saúde: https://edutsplataforma.com.br/
Espero que você tenha gostado deste documento especial para compartilhar sobre a Engenharia Clínica. Me coloco totalmente à disposição para tirar eventuais dúvidas, fique à vontade para entrar em contato nas redes sociais.
Instagram: https://www.instagram.com/engenheiraclinica/
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/marianaribeirobrandao/
YouTube: https://www.youtube.com/@engenheiraclinica
Instagram EDUTS: https://www.instagram.com/edutstecnologia/
Se tiver alguma dúvida pode deixar nos comentários ou mandar mensagem nos contatos acima!
Até o próximo post :)