Equipamentos para limpeza e desinfecção hospitalar

O CME (Centro de Material e Esterilização) consiste em um setor destinado ao processamento de produtos para a saúde nos ambientes de saúde! Conforme definição da RDC 15/2012, que dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde se aplica aos centros de material e esterilização (CME) dos serviços de saúde […]

Tópicos

  • Sem tópicos neste post

O CME (Centro de Material e Esterilização) consiste em um setor destinado ao processamento de produtos para a saúde nos ambientes de saúde! Conforme definição da RDC 15/2012, que dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde se aplica aos centros de material e esterilização (CME) dos serviços de saúde públicos e privados, civis e militares, e às empresas envolvidas no processamento de dispositivos médicos, o processamento consiste em um "conjunto de ações relacionadas à pré-limpeza, recepção, limpeza, secagem, avaliação da integridade e funcionalidade, preparo, desinfecção ou esterilização, armazenamento e distribuição para as unidades consumidoras.

Ler RDC 15/2012 clica aqui! 

As etapas principais do processamento de dispositivos médicos, conforme apresentado no Manual de Tecnovigilância da ANVISA, consiste em: 

  1. Tratamento inicial no ponto de uso;
  2. Pré-limpeza;
  3. Limpeza; 
  4. Secagem;
  5. Inspeção; 
  6. Preparo; 
  7. Desinfecção; 
  8. Esterilização; 
  9. Armazenamento;
  10. Transporte;
  11. Distribuição.

Ler Manual tecnovigilância: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/centraisdeconteudo/publicacoes/monitoramento/tecnovigilancia/manual-tecnovigilancia-2021-v4.pdf/view 

Muitos equipamentos são utilizados neste ambiente em diferentes etapas do processo. Lavadora Ultrassônica, Termodesinfectora, Autoclave, Osmose Reversa, Seladora, Gabinete de Secagem, entre outros!

Conforme apresentado na RDC 15/2012, há requisitos que devem ser observados referente aos equipamentos disponíveis. 

  • Deve ser realizada qualificação de instalação, qualificação de operação e qualificação de desempenho, para os equipamentos utilizados na limpeza automatizada e na esterilização de produtos para saúde, com periodicidade mínima anual.
  • As leitoras de indicadores biológicos e as seladoras térmicas devem ser calibradas, no mínimo, anualmente.
  • A qualificação térmica e a calibração dos instrumentos de controle e medição dos equipamentos de esterilização a vapor e termodesinfecção e as requalificações de operação devem ser realizadas por laboratório capacitado, com periodicidade mínima anual.
  • Na manutenção dos equipamentos, as informações resultantes das intervenções técnicas realizadas devem ser arquivadas para cada equipamento, contendo, no mínimo:
    • Data da intervenção; Identificação do equipamento; Local de instalação; Descrição do problema detectado e nome do responsável pela identificação do problema; Descrição do serviço realizado, incluindo informações sobre as peças trocadas; Resultados da avaliação dos parâmetros físicos realizados após a intervenção e complementados com indicadores químicos e biológicos, quando indicado; Nome do profissional que acompanhou a intervenção e do técnico que executou o procedimento.
  • Todos os equipamentos de limpeza automatizada e esterilização devem ter seu processo requalificado após mudança de local de instalação, mau funcionamento, reparos em partes do equipamento ou suspeita de falhas no processo de esterilização.
  • A área de monitoramento da esterilização de produtos para saúde deve dispor de incubadoras de indicadores biológicos.
  • Os demais equipamentos utilizados devem ser monitorados de acordo com normas específicas e orientações do fabricante.

Confira mais detalhes sobre os equipamentos no vídeo abaixo:

As tecnologias estão cada vez mais presentes na saúde, sendo essencial para a assistência. Portanto, cada um de nós somos responsáveis por auxiliar na disseminação da área! E se você deseja conhecer, atualizar ou aprofundar seus conhecimentos no universo da engenharia clínica e dos equipamentos médicos, te convido a conhecer a plataforma EDUTS. 

Lista de espera da EDUTS: https://edutsplataforma.com.br/ 

Curso Básico de Engenharia Clínica: https://hotmart.com/pt-br/marketplace/produtos/hagsxd-curso-basico-de-engenharia-clinica-uoh2i/V91659031X?sck=HOTMART_SITE 

Espero que você tenha gostado deste documento especial para compartilhar sobre a Engenharia Clínica. Me coloco totalmente à disposição para tirar eventuais dúvidas, fique à vontade para entrar em contato nas redes sociais. 

Instagram: https://www.instagram.com/engenheiraclinica/

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/marianaribeirobrandao/ 

YouTube: https://www.youtube.com/@engenheiraclinica 

Comunidade Gratuita: https://whatsapp.com/channel/0029Vad0oK19RZAeXyD6hI2d 

Instagram EDUTS: https://www.instagram.com/edutstecnologia/

Se tiver alguma dúvida pode deixar nos comentários ou mandar mensagem nos contatos acima! Até uma próxima :) 

Assine a nossa Newsletter e fique por dentro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com
a gente!