Calibração em equipamentos médicos

Calibração não é ajuste

Calibração é diferente de ajuste! Infelizmente é bem comum presenciarmos estes termos serem referidos à mesma coisa… mas não devemos confundir calibração, de ajuste e verificação! Para esclarecer, vamos imaginar um cenário de um equipamento médico que esteja gerando um sinal. Para saber se o resultado está sendo fidedigno com a realidade, devemos realizar o […]

Tópicos

  • Calibração é diferente de ajuste! Infelizmente é bem comum presenciarmos estes termos serem referidos à mesma coisa… mas não devemos confundir calibração, de ajuste e verificação!

Calibração é diferente de ajuste! Infelizmente é bem comum presenciarmos estes termos serem referidos à mesma coisa… mas não devemos confundir calibração, de ajuste e verificação!

Para esclarecer, vamos imaginar um cenário de um equipamento médico que esteja gerando um sinal. Para saber se o resultado está sendo fidedigno com a realidade, devemos realizar o que se chama de calibração.

A calibração corresponde a um procedimento de comparação entre o valor que está sendo gerado pelo resultado de medição de um equipamento e um valor padrão de referência.

Por definição do Vocabulário Internacional de Metrologia (VIM), a calibração consiste em uma:

"Operação que estabelece, sob condições especificadas, numa primeira etapa, uma relação entre os valores e as incertezas de medição fornecidos por padrões e as indicações correspondentes com as incertezas associadas; numa segunda etapa, utiliza esta informação para estabelecer uma relação visando a obtenção dum resultado de medição a partir duma indicação."

Já o ajuste, consiste em uma operação corretiva com o objetivo de fazer com que o equipamento forneça o resultado correspondente ao qual foi delineado, voltando a desempenhar adequadamente!

Portanto, se após o procedimento de calibração o equipamento estiver operando acima ou abaixo de um valor admissível, devemos realizar o serviço de ajuste para garantir o desempenho adequado do equipamento.

"Convém não confundir a calibração com o ajuste dum sistema de medição, frequentemente denominado de maneira imprópria de “auto-calibração”, nem com a verificação da calibração."

Vocabulário Internacional de Metrologia (VIM)

Nenhum equipamento médico está isento de possuir erro de medição. Porém, é fundamental conhece-los e que os valores não sejam superiores ou inferiores a um determinado limite aceitável.

Não devemos somente realizar a calibração sem fazer uma análise crítica dos resultados, essa etapa é também fundamental!

Estes serviços são de extrema importância para a segurança do paciente. São intervenções técnicas que estão previstas no programa de gerenciamento das tecnologias em saúde, que todo estabelecimento de saúde deve elaborar e implementar. Portanto, a atuação da Engenharia Clínica na saúde se torna fundamental assegurar a confiabilidade e segurança!

Para você que deseja dominar a Engenharia Clínica...

E deseja se aprofundar ainda mais nessa área, conheça a JEC - Jornada da Engenharia Clínica: o curso completo para você que busca estar mais preparado para atuar na área! Clique aqui para saber mais!

Também compartilho mais conteúdos nas redes sociais, me acompanhe por lá:

Instagram @engenheiraclinica

Linkedin - Mariana Brandão

 

Assine a nossa Newsletter e fique por dentro!

4 respostas para “Calibração não é ajuste”

  1. Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good.

  2. Avatar binance disse:

    Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you.

  3. Your article helped me a lot, is there any more related content? Thanks!

  4. Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com
a gente!