Tópicos
- Sem tópicos neste post
O que você precisa saber sobre Autoclave:
Autoclave é um equipamento que utiliza vapor saturado sob pressão, sendo ideal para o processo de esterilização, que consiste em um método validado, capaz de tornar um dispositivo médico livre de microorganismos viáveis.
Há diversos tipos de autoclave: vertical, de bancada e horizontal.
Como funciona?
O princípio básico da esterilização a vapor, como realizado em uma autoclave, é expor cada item ao contato direto do vapor na temperatura e pressão necessárias pelo tempo especificado. Assim, existem quatro parâmetros de esterilização a vapor: vapor, pressão, temperatura e tempo. Portanto, a qualidade do vapor interfere diretamente na eficácia do processo de esterilização.
Ciclo de esterilização é composto pelas seguintes etapas:
- Remoção do ar
- Entrada do vapor
- Exposição dos produtos ao vapor
- Exaustão do vapor
- Secagem
- Aeração
A norma ABNT ISO/TS 17665-2 estabelece critérios de aceitação de ensaio em equipamentos de esterilização a vapor:
- "Convém que a faixa de temperatura de esterilização tenha um limite inferior definido pela temperatura de esterilização e um limite superior de +3ºC."
- "Convém que o tempo de retenção não seja inferior a 15 min, 10 min e 3 min para temperaturas de esterilização de 121ºC, 126ºC e 134ºC, respectivamente."
Segundo a RDC 15/2012...
(Resolução que contém requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde)
Deve ser realizada qualificação de instalação, qualificação de operação e qualificação de desempenho, para os equipamentos utilizados na esterilização de produtos para saúde, com periodicidade mínima anual.
- É proibido o uso de autoclave gravitacional de capacidade superior a 100 litros.
- Não é permitido o uso de estufas para a esterilização de produtos para saúde.
- A água utilizada no processo de geração do vapor das autoclaves deve atender às especificações do fabricante da autoclave.
monitoramento do processo de esterilização:
Para monitorar o processo de esterilização, são utilizados indicadores químicos e biológicos! Existem diferentes tipos de testes que devem ser aplicados em diferentes momentos! Algumas recomendações:
- Deve ser realizado em cada carga em pacote teste desafio com integradores químicos (classes 5 ou 6);
- Indicadores físicos deve ser registrado a cada ciclo;
- Em produtos para saúde implantáveis deve ser adicionado um indicador biológico, a cada carga.
- O monitoramento do processo de esterilização com indicador biológico deve ser feito diariamente.
Todos os dispositivos médicos classificados como produtos críticos devem passar pelo processo de esterilização antes do seu uso.
- Se os produtos forem resistentes à temperatura, o método de escolha deve ser a esterilização por vapor saturado sob pressão devido à ampla margem de segurança em função da confiabilidade, consistência e letalidade desse processo.
- Já se os produtos forem sensíveis à temperatura e umidade devem ser submetidos à tecnologia de esterilização a baixa temperatura.
Engenharia Clínica tem um papel importante no uso seguro e confiável de autoclaves!
É fundamental desde a incorporação adequada, instalação, realização de testes, planejamento e acompanhamento de qualificações e manutenções, treinamentos com os usuários, análise de falhas e eventos adversos, entre outras atividades importantes para a segurança do paciente e de todas as demais pessoas envolvidas!