Tópicos
- Sem tópicos neste post
Tecnologias de saúde incluem medicamentos, dispositivos médicos, tecnologias assistivas, sistemas e procedimentos desenvolvidos para resolver problemas de saúde e melhorar a qualidade de vida, conforme definição da Organização Mundial da Saúde. Elas precisam estar funcionando com ótimo desempenho e sendo utilizadas adequadamente para assegurar a segurança de todas as pessoas. Desse modo, o gerenciamento em todo o ciclo de vida de cada tecnologia é essencial para segurança e confiabilidade.
O gerenciamento de tecnologias em saúde, conforme previsto pela RDC 509/2021 - Dispõe sobre o gerenciamento de tecnologias em Saúde em Estabelecimentos Assistenciais de Saúde, consiste em: “gerenciamento de tecnologias em saúde: conjunto de procedimentos de gestão, planejados e implementados a partir de bases científicas e técnicas, normativas e legais, com o objetivo de garantir a rastreabilidade, qualidade, eficácia, efetividade, segurança e, em alguns casos, o desempenho das tecnologias de saúde utilizadas na prestação de serviços de saúde, desde sua entrada no estabelecimento de saúde até seu descarte, visando à proteção dos trabalhadores, à preservação da saúde pública e do meio ambiente e à segurança do paciente”.
Para ficar mais claro, abaixo deixo a tradução de um diagrama da Organização Mundial da Saúde que elucida o ciclo de vida das tecnologias em saúde, que perpassa desde as etapas de planejamento e avaliação, até instalação, utilização, manutenção, treinamento, desativação e descarte.

Fonte: Traduzido de Global Atlas WHO 2017
No Brasil, para além da RDC 509/2021 que abordamos anteriormente, há a norma 15943:2011 que aborda as Diretrizes para um programa de gerenciamento de equipamentos de infraestrutura de serviços de saúde e de equipamentos para a saúde. Os requisitos mínimos de gerenciamento dos equipamentos médicos são:
- Planejamento e seleção
- Aquisição
- Recebimento, verificação e aceitação
- Procedimento para ensaios de aceitação
- Inventário
- Lista de inventário, Informações a serem incluídas, Atualização, Auditoria
- Instalação
- Registro histórico
- Arquivo de registros
- Treinamento
- Responsabilidade
- Documentação
- Armazenamento
- Transferência interna
- Uso
- Intervenção Técnica
- Procedimentos para manutenção corretiva (MC)
- Procedimentos para manutenção preventiva (MP)
- Critérios de análise de risco para a priorização da MP
- Desativação
- Descarte
- Evento adverso relacionado ao equipamento
- Avaliação do plano de gerenciamento de equipamento
Para cada uma das etapas do ciclo de vida elucidadas, deve possuir um procedimento operacional padrão descrevendo o passo a passo para a realização da atividade, alinhado com as necessidades e objetivos de cada instituição.
Recomendo assistir a live completa sobre Gerenciamento de Equipamentos Médicos: Principais etapas e normativas.
As tecnologias estão cada vez mais presentes na saúde, sendo essencial para a assistência. Portanto, cada um de nós somos responsáveis por auxiliar na disseminação da área! E se você deseja conhecer, atualizar ou aprofundar seus conhecimentos no universo da engenharia clínica e dos equipamentos médicos, te convido a conhecer a plataforma EDUTS.
Lista de espera da EDUTS: https://edutsplataforma.com.br/
Curso Básico de Engenharia Clínica: https://hotmart.com/pt-br/marketplace/produtos/hagsxd-curso-basico-de-engenharia-clinica-uoh2i/V91659031X?sck=HOTMART_SITE
Espero que você tenha gostado deste documento especial para compartilhar sobre a Engenharia Clínica. Me coloco totalmente à disposição para tirar eventuais dúvidas, fique à vontade para entrar em contato nas redes sociais.
Instagram: https://www.instagram.com/engenheiraclinica/
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/marianaribeirobrandao/
YouTube: https://www.youtube.com/@engenheiraclinica
Comunidade Gratuita: https://whatsapp.com/channel/0029Vad0oK19RZAeXyD6hI2d
Instagram EDUTS: https://www.instagram.com/edutstecnologia/
Se tiver alguma dúvida pode deixar nos comentários ou mandar mensagem nos contatos acima! Até a próxima :)