Tópicos
Para você, o mercado da Engenharia Clínica está saturado? Vou te contar uma coisa, não está, e vou te mostrar a minha visão sobre isso!
Para você, o mercado da Engenharia Clínica está saturado? Vou te contar uma coisa, não está, e vou te mostrar a minha visão sobre isso!
É verdade que muitas vezes vamos procurar por vagas e não encontramos muitas oportunidades. Também vê-se muitos profissionais que não estão atuando na área, que estão desempregados… Isso existe sim, de fato! Mas o principal problema, ao meu ver, é na falta da disseminação da importância que a área tem, falta de fiscalização das exigências normativas e em como podemos auxiliar os diversos tipos de estabelecimentos de saúde que existem!
As tecnologias em saúde só estão começando a se desenvolver, e vamos precisar cada vez mais de profissionais capacitados com conhecimento em Engenharia Clínica para gerenciá-las!
Mas o que fazer então? Pra mim, precisamos divulgar, falar e mostrar a engenharia clínica! Precisamos expor o que fazemos, divulgar, falar, mostrar a importância, publicar, escrever… há tantas formas de disseminar o conhecimento! Te convido a falar mais sobre a área, do seu jeitinho, como você conseguir e o que estiver ao seu alcance, e pode contar comigo para isso! Além disso, precisamos de políticas públicas e fiscalizações mais efetivas para verificar o atendimento normativo nos serviços de saúde!
E é por isso que eu não acredito que o mercado esteja saturado! Acredito em um mercado que ainda não conhece na sua totalidade a Engenharia Clínica e sua importância! Quando começarem (ainda mais!) a ver o quanto de custo que podemos reduzir aliada ao uso mais seguro e confiável das tecnologias, precisaremos de muito mais profissionais habilitados!
E não se enganem, só está começando a ter esse movimento de importância da área, ainda veremos falar muito da Engenharia Clínica, mas para isso precisamos assumir a nossa corresponsabilidade e sermos atores dessa mudança!